O filme que nos calhou na rifa desta vez foi um 'monstro' da história, considerado por muitos o melhor filme de todos os tempos ou, como já ouvi dizer, a Mona Lisa das salas de cinema: Citizen Kane, de Orson Welles que o produziu, realizou e protagonizou.
Esta é a história de uma das pessoas mais ricas e poderosas do mundo. Uma pessoa controversa, amada e admirada por muitos e odiada por tantos outros. Tudo começa em Xanadu, um castelo demasiado grande para poder ser findado e onde tudo parece já abandonado, onde assistimos à última palavra de um homem enquanto este pega numa bola de vidro com uma casa na neve no seu interior. E é essa palavra sem significado aparente, "Rosebud", que leva um jornal a investigar a vida desse homem, Charles Foster Kane, da sua ascensão à sua queda.Este era à partida um filme do qual esperava muito e dos que mais ansiava ver. Pois bem, infelizmente, não foi bem o que esperava. Começou muito bem e emotivo mas conforme o filme foi entrando na fase mais decadente da vida do protagonista foram-se esgotando os acontecimentos o que parecia levar a um prolongar das cenas além do necessário. Depois na parte final pareceu voltar o prazer inicial com o fechar da história conforme se chegava mais próximo de uma resposta à pergunta "O que queria dizer Rosebud?".
Agora falemos dos aspectos mais técnicos. Tenho que dizer que adorei ver aquelas montagens algo rudimentares para darem profundidade às cenas. Outro aspecto que gostei particularmente foi a caracterização das personagens e, principalmente, o envelhecimento de Charles Kane, que achei muito bom. Por outro lado, a atmosfera Noir, adequa-se na minha opinião muito bem ao filme pois dá-lhe um ambiente mais tenso e conturbado à semelhança da evolução da vida do protagonista. Por fim, contrastando com algumas menos boas actuações do que se sabe no final do filme serem estreantes, está o grandioso papel de Orson Welles.Para concluir a minha crítica, tenho que aconselhar todos a verem este filme. É, sem dúvida, um filme que tenciono adicionar à minha colecção assim que surgir a oportunidade certa. Espero sinceramente não vos ter retirado a vontade de o ver pois vale a pena. Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de ver o filme nem o conseguem arranjar facilmente fica aqui um link para o filme no youtube:
Bons filmes!











